ELE AINDA FASCINA E ENSINA

ELE AINDA  FASCINA E ENSINA
A SUA GLÓRIA ACABOU. PORÉM, A SUA HISTÓRIA AINDA NOS ENSINA E NOS FASCINA

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ECONOMIA E SOCIEDADE NO EGITO ANTIGO


Leopoldo Toffoli

O Egito está localizado no nordeste da África. Ele está limitado ao norte com o Mediterrâneo, ao sul com a Núbia, a oeste com a Líbia e a leste com o Mar Vermelho. O Egito é um extenso país irrigado pelo Rio Nilo. As cheias do Nilo começam em julho e vão até novembro. Neste período, o rio transborda e deposita o lodo e o limo que possibilitam o aproveitamento agrícola da região. O Rio Nilo é tão importante para a civilização egípcia que os historiadores dizem: “O Egito é uma dádiva do Nilo”

Sociedade
A sociedade egípcia era hierárquica e de limitada mobilidade social. No alto da pirâmide, estava o faraó, que era considerado um deus vivo, depois vinham os nobres, os altos funcionários, os sacerdotes, os guerreiros, os escribas, os artesãos, os trabalhadores comuns, os camponeses, que eram a maioria da população, e os escravos.

Os camponeses tinham as piores condições, pois tinham uma dura fiscalização dos administradores. Os escravos egípcios eram frutos da captura nas guerras, do comércio, dos filhos dos escravos e como forma de tributos das regiões dominadas.

Quanto ao tratamento que lhes eram dados, variava muito. Os escravos domésticos, os artesões e os artistas recebiam um tratamento melhor do que os dados aos escravos que trabalhavam nas minas e pedreiras.

A mulher egípcia, comparada com a mulher das civilizações antigas, tinha uma boa situação. Tinha personalidade jurídica, podia adquirir propriedade, legar bens e fazer testamentos. Os egípcios valorizavam a família, daí o respeito e consideração por suas mães.

No casamento dos egípcios predominava a monogamia (ter uma mulher apenas), já o faraó tinha várias esposas, inclusive era comum haver a prática de endogamia (casar com alguém da sua família, como uma irmã, por exemplo).

Economia
A economia baseava-se na agricultura e na pecuária. Eram cultivados cereais, como a cevada e o trigo, legumes e abundantes árvores frutíferas. Eram criados porcos, cabras, bois e mais tarde cavalos. Com o papiro, que era encontrado nas margens do Nilo, fabricavam-se papel, cordas, cestas, sandálias e esteiras. Os egípcios eram “mestres” na arte de tecer, portanto a tecelagem era bem desenvolvida. A caça e a pesca eram largamente praticadas.

Havia um comércio interno bastante desenvolvido, apesar de não haver moedas, o que dificultava a negociação, a qual era feita da forma amonetária. O comércio com o exterior era fraco, pois dependia exclusivamente do faraó. Mas os egípcios exportavam cereais, vinho, óleos vegetais, papiro e móveis e importavam pedras preciosas, marfim, perfumes e madeiras.

O estado egípcio era proprietário dos meios de produção, incluindo terras e instrumentos de trabalho. Os camponeses recebiam terras para o cultivo, mas pagavam tributos para usá-las, a forma de pagamento era na forma de produtos ou de trabalho.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A RELIGIÃO EGÍPCIA


No Egito Antigo, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estas divindades possuíam algumas características (poderes) acima da capacidade humana. Poderiam, por exemplo, estar presentes em vários locais ao mesmo tempo, assumir várias formas (até mesmo de animais) e interferir diretamente nos fenômenos da natureza. As cidades do Egito Antigo possuiam um Deus protetor, que recebia oferendas e pedidos da população local.

Principais Deuses:

Rá: Sol (principal Deus da religião egípcia)
Toth: Sabedoria, Conhecimento, Representante da Lua
Anúbis: Deus dos Mortos e do Submundo (foto acima)
Bastet: Fertilidade, Protetora das mulheres grávidas
Hathor: Amor, Alegria, Dança, Vinho, Festas
Hórus: Céu
Khnum: Criatividade, Controlador das águas do rio Nilo
Maet: Justiça e Equilíbrio
Ptah: Obras feitas em pedra
Seth: Tempestade, Mal, Desordem e Violência
Sobek: Paciência, Astúcia
Osíris: Vida após a morte, Vegetação
Ísis: Amor, Magia
Tefnut: Nuvem e Umidade
Chu: Ar Seco, Luz do Sol
Geb: Terra

terça-feira, 21 de setembro de 2010

15 CURIOSIDADES FASCINANTES DO EGITO ANTIGO


O Egito Antigo foi uma das mais incríveis civilizações que já viveu sobre a terra. Seus mistérios e conhecimentos são usados como base de ensinamentos em várias ordens secreta e escolas esotéricas. O Egito Antigo é com certeza a civilização mais dotada de mistérios e conhecimentos que já existiu. Um dos seus maiores símbolos – as pirâmides – até hoje são motivos de estudos e segredos. O Egito e a sua cultura são tão fascinadores que deram origem a chamada Egiptomania: apropriação e ressignificação de elementos da civilização egípcia.

Para você saber mais, clique aqui e veja as 15 curiosidades a respeito do Egito Antigo